NOTES / Single Port

NOTES (CIRURGIA POR ORIFÍCIOS NATURAIS)

As cirurgias endoscópicas transluminais por orifícios naturais (NOTES: Natural Orifice Transluminal Endoscopic Surgery) significam um novo conceito médico em que se combinam duas abordagens cirúrgicas convencionais guiadas por imagem: a endoscopia flexível e as cirurgias laparoscópicas, culminando em uma modalidade cirúrgica marcada por uma característica principal: a ausência de incisões abdominais.

Pode-se utilizar como via de acesso a cavidade abdominal o estômago, a vagina e o reto (cólon) para se fazer a cirurgia. O grande questionamento que se faz a este tipo de cirurgia é se vale a pena abrir um órgão íntegro para acessar ou retirar outro órgão.

As cirurgias endoscópicas transluminais por orifícios naturais surgem como uma nova perspectiva da cirurgia moderna, baseada no princípio da abordagem sem incisões abdominais. Os NOTES precisa ser consolidada como prática segura factível e com bons resultados a longo prazo.

SINGLE PORT

Single Port ou acesso único é a cirurgia realizada por um único orifício ou somente por um portal (trocar), geralmente na cicatriz umbilical. A cirurgia é feita igual a cirurgia laparoscópica, porém todas as pinças são introduzidas pelo umbigo. A grande vantagem é a presença de cicatriz única. Diferente do NOTES que existem dúvidas quanta a sua prática segura, acredita-se que o “single port” seja o futuro. O fator limitante atualmente é o preço dos materias para realizar a cirurgia. A colecistectomia (retirada da vesícula) é um exemplo de cirurgia que pode ser realizada por “single port”.

Gastrobeso